O Madrid

O Supermercados Madrid foi fundado em 26 de janeiro de 1972 por Emilio Mosquera Gonzale, que ampliou seu primeiro negócio de casa de carnes, tornando-o uma rede conceituada de supermercados.

Inicialmente, a empresa ficava estabelecida em uma pensão alugada, que pertencia à família Cunha Bueno, tradicional na década de 80. Pouco tempo depois, o estabelecimento mudou de endereço, situando-se na Rua Marques de Itu, cuja casa pertencia à família Lerosa.

Em 1981, o Supermercados Madrid passou a estar estabelecido em um terreno próprio, contando com três sócios: Emilio, Adonis e Antonio Leiva. Com o falecimento de Adonis, em 1985, a empresa passou a ser dirigida por Emilio e Antonio.

Atualmente, a empresa é composta em sua diretoria por: Emilio Mosquera Gonzale, como sócio-fundador; e Mercedes Portabales Mosquera e Mari Portabales Mosquera Carrascosa como sócias.

Fisicamente, o supermercado conta com uma área de vendas de 1.350,00 m², que, após a inauguração do Espaço Café, estabelecido no piso superior da loja, passou a contar com uma área de, aproximadamente, 1.550,00 m².

Quem foi Emilio Mosquera Gonzale

Emilio nasceu em 11 de fevereiro de 1931, no povoado de Garabas, que pertence à cidade de Maside, província de Ourense, na Galícia, ao norte da Espanha. Ele estudou até o 7º ano, quando, com apenas 9 anos, passou a trabalhar em uma fábrica de embutidos.

Em 1952, Emilio ingressou no exército e, ali, cumpriu as atividades exigidas até 1954. Dois anos mais tarde, voltou a trabalhar na fábrica. Logo após esse período, imigrou para o Brasil em virtude de grandes ofertas de emprego, como também por influência da noiva, que havia imigrado.

Emilio chegou ao porto de Santos em agosto de 1957 e, logo em seguida, casou-se com Carmen Mosquera. No Brasil, começou a trabalhar como balconista de açougue na empresa Casa de Prata, localizada na Avenida Santo Amaro. Neste serviço, Emilio ficou pouco tempo (apenas 7 meses) em razão de apenas cobrir férias e não possuir registro profissional.

Em 1958, começou a trabalhar na rede de Supermercados Peg e Pag, situado na Avenida Cardoso de Almeida, em São Paulo, onde exerceu o cargo de balconista de açougue, entretanto, logo foi promovido ao cargo de Encarregado de seção.

Três anos mais tarde, Emilio montou a casa de carnes Madrid e, na sequência, passou a contar com seu primeiro sócio, Adonis. No ano seguinte, em 1962, os sócios criaram uma mercearia ao lado da casa de carnes, quando surgiu um terceiro sócio, Antônio Leiva. Desta maneira foi fundado o Supermercados Madrid.


Sobre Mercedes Portabales Mosquera

Mercedes, filha de Emilio, iniciou sua carreira no Supermercados Madrid como Assistente Administrativo, quando recebeu uma proposta do pai para fazer a reestruturação da loja. Na época, Mercedes era funcionária da empresa alemã Basf, no setor têxtil.

Quando aceitou a proposta, assumiu de imediato o departamento Pessoal, onde automatizou a Folha de Pagamento dos funcionários. Na sequência, Mercedes admitiu o colaborador Amarildo, que foi treinado para assumir a área. Com a ajuda do programador Adriano Montana, além de otimizar a Folha, também estabeleceu o controle de ponto.

De 1994 a 1995, Mercedes também decidiu automatizar a loja; para isto, contratou Gilberto Galdino para desenvolverem os processos. Desta maneira, o Supermercados Madrid tornou-se a primeira loja a ser automatizada no Estado de São Paulo.

Com as áreas estruturadas, Mercedes passou a trabalhar no CPD, do departamento Comercial, como Auditora de Entrada de Mercadorias, fazendo análise de custos, cadastros e controle de inventário. Também teve participação no desenvolvimento dos setores de Contas a Pagar, fez treinamentos e implementou um plano de notas fiscais de devolução, gerando relatórios financeiros.

Em 2003, o Supermercados Madrid iniciou um longo processo de reforma estrutural. Na ocasião, Mercedes passou a ser sócia da empresa, juntamente com sua irmã, Mari Portabales Mosquera Carrascosa. Ela assumiu, desta maneira, os trabalhos para desenvolvimento de projetos para reforma. Introduziu colaboradores terceirizados de diversas áreas e departamentos, que contribuem para o crescimento da empresa até os dias atuais.


Sobre Mari Portabales Mosquera Carrascosa

Também filha de Emilio, Maria é uma profissional de Relações Públicas, que passou a trabalhar no Supermercados Madrid em 2003, a fim de dar suporte para Mercedes. Maria não possuía experiência profissional no setor de Varejo, por isso, aceitar o convite foi um grande desafio.

Após o falecimento do sócio Antônio Leiva, Maria passou a ocupar o quadro associativo, trabalhando no departamento Financeiro e no setor de Tesouraria. Em 2006, realizou diversas mudanças nos procedimentos internos a fim de facilitar o trabalho da equipe.

Atualmente, além de ser responsável pelo departamento Financeiro, também atua diretamente nos departamentos de Pessoal, do Jurídico e de Recursos Humanos.

VISÃO, MISSÃO E VALORES

Missão: Oferecer ao cliente um atendimento com excelência, visando sua expansão e desenvolvimento em todas as áreas, com qualidade, variedades e preço competitivo, dentro de um ambiente agradável e familiar.

Visão: Ser referência em qualidade desde a comercialização de bens de consumo até a prestação de serviços. Deseja que todos os clientes se identifiquem com a empresa, como também os colaboradores se sintam respeitados e valorizados.

Valores: Ética; Trabalho em equipe; Humildade; Honestidade; Qualidade; e Responsabilidade Social.